AGRINHO: SENAR/AR-CE LEVA CRIANÇAS A DISCUTIREM CIDADANIA E DISTRIBUI MAIS DE 100 PRÊMIOS

Em 15 anos o programa já beneficiou mais de 2 milhões e 500 mil alunos

DSC_0190Uma festa do interior na capital . Gritos de alegria e emoção, bandeirinhas tremulando, confetes,  e  uma centena de crianças e adolescentes de escolas da zona rural cearense subindo ao” “podium”ao som da música do campeão Airton Sena,  juntamente com seus professores  para receberem os  prêmios como televisor, notebook, tablet, bicicleta, computador,  moto de 12 CC  ou um sistema de som, de acordo com a classificação.Momento de muita emoção foi o sorteio de um  carro   Marca Gol, ente os professores que enviaram a experiência pedagógica de acordo com o regulamento e  com pontuação igual ou superior a 100 pontos, foram selecionados 55 professores. O sorteio foi feito pelo Presidente da FAEC, Flávio Saboya na presença dos presentes e a professora Andréa Nunes Silva, sorteado foi da Escola Domingos Angelo, do município de Cascavel.   WhatsApp Image 2017-11-24 at 14.29.49

Assim foi a solenidade de premiação  do Programa AGRINHO,  promovida hoje, dia 24 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-CE em conjunto  com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceara – FAEC e parceiros, no auditório do Centro de Negócios do Sebrae, para a entrega dos prêmios  aos ganhadores dos cinco concursos de 2017. Eles juntamente com outros 200 mil alunos de mil escolas de 46  municípios  participaram da programação deste ano, que teve início na sala de aula onde os alunos receberam  as informações sobre a temática escolhida de forma transversal repassadas pelos professores na grade curricular das escolas públicas da zona rural.

O aluno Antônio Bruno, que cursa o 2º ano na escola Manuel Uruçu em Ubajara, ficou em 6º na categoria desenho e revela que gostou de conhecer o Agrinho e a Aninha (mascostes do Programa) e que desenhou casas, mercados, pessoas, muitas árvores. Já a aluna vencedora na categoria “redação 6º-7º ano, Raquel Oliveira Araújo, do município de Viçosa do Ceará, diz “é muito gratificante ter ficado em 1º lugar, agradeço primeiro a Deus e depois a minha escola, Isaac Vieira do Espirito Santo.”

 

15 ANOS

O Programa completou 15 anos no Ceará e o tema  foi CIDADANIA: “Saber atuar para mudar o mundo o AGRINHO sai em defesa da Cidadania”. Segundo a coordenadora do AGRINHO, pedagoga e mestre em educação Ana Kelly Cláudio Gonçalves, os  trabalhos destacaram a questão da cidadania incluindo a solidariedade, o respeito à diversidade humana, respeito ao mundo animal, a preservação do patrimônio público e histórico e das instituições, voto consciente e corrupção. As experiências pedagógicas vencedoras  do tema , mostram o grande avanço do Programa que consiste no fato de extrapolar os muros das escolas para ganhar as cidades, as famílias, as empresas e órgãos municipais, mobilizando a comunidade nas discussões do tema proposto. Nos trabalhos apresentados em forma  escrita e de  maquete, dá para sentir a preocupação com ações  de responsabilidade social como os cuidados com o  mosquito Aedes Aegipts, com a preservação do patrimônio histórico, valorização do artesanato, ações de responsabilidade social com o trânsito, conscientização política do voto inclusive, com a maquete da urna eletrônica, incentivo à leitura através da biblioteca itinerante, somente para citar alguns

São cinco concursos  e este ano a participação aumentou consideravelmente , somente  na Categoria Redação foram apresentadas 1.221 redações , sendo : 509 do 4º ao 5º ano; 345 do 6º e 7º  e 367 redações  do 8º ao 9º. Na Categoria Desenho  concorreram  534 trabalhos ( do 2º ao 9º ano) e na  Experiência Pedagógica, que envolve os professores, foram entregues 440  trabalhos realizados por  9 mil professores , de mil escolas da zona rural , envolvendo 200 mil alunos. No total foram produzidos 2.220 trabalhos.

DSC_0293Cada aluno e professor recebeu um prêmio.e  na  cartógrafo Município AGRINHO saíram vencedores os municípios de Russas – primeiro lugar que  recebeu  3 computadores,2º lugar: Fortim: 2 computadores ; Barreira: 3º  lugar – 1 computador, a partir do quarto lugar o município recebeu um computador (4º lugar:Aracati, 5º lugar: Itaiçaba, 6º lugar- Tianguá, 7º,  8º ,9º e 10º, uma impressora. (8º lugar: Cascavel, 9º lugar: Aracoiaba e 10º lugar: Iguatu). Nessa categoria, o prefeito que participou do Programa recebe computador, que é sorteado entre as escolas que aderiram ao AGRINHO e os coordenadores municipais receberam um tablet.

 

 

OS NÚMEROS EM 15 ANOS

O AGRINHO  tem como missão  formar a futura geração de produtores rurais por meio de ações educativas e foi implantado pela primeira vez no Estado do Paraná,  disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará e Presidente do Conselho de Administração do SENAR-CE, que saudou os presentes. O Programa está comemorando 15 anos no Ceará, com os seguintes resultados : 2 milhões e 500 mil alunos beneficiados, 101.997  professores  envolvidos,  em 17.663  escolas públicas da zona rural. Nestes 15 anos, foram trabalhados cinco temáticas : Meio Ambiente, Saúde, Cidadania, Trabalho e Consumo e Como Viver Bem no semiárido.

 

AUTORIDADES PRESENTES

DSC_0408Representando o governo do Estado do Ceará,  estiveram presentes o secretário  de  Agricultura, Pesca  e Aquicultura, Euvaldo Bringel, o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, o Presidente da FAEC, Flávio Viriato de Saboya, o  Superintendente do SENAR-CE, Sérgio Araújo de Silva,  a Gerente executiva do BNB, Francisca Geania Gomes,  representando  a APRECE , o prefeito de irapuã Pinheiro, Claudenilton Pinheiro, o diretor técnico do Sebrae-Cd! Alci Porto Gurgel,  Fernanda Lima, do Instituto TORTUGA, Luís Mendes  de Sousa, presidente do sindicato rural de Limoeiro do Norte  representando todos os presidentes de Sindicatos Rurais. Prestigiaram ainda o  evento,  os  prefeitos e secretários de Educação de Viçosa do Ceará, Ocara, Fortim, Baturité,Redenção, Barreira, Morada Nova, Beberibe.Pacoti, Caridade,Guaiuba,,Frecheirinha, Russas, Itaiçaba.

 

O secretário Euvaldo Bringel destacou na ocasião que  Ceará vem passando por uma política continuada de educação com destaque nacional estamos construindo junto com os produtores rurais um novo sistema de enfrentamento as diversidades climáticas e esse programa pode ajudar muito na medida em que  os alunos podem ser nossos agentes de informação. Ele ressaltou  os 15 anos do AGRINHO, são 2,5 milhões de alunos já, beneficiados pela educação, maior patrimônio que o ser humano pode ter, sendo um programa de suma importância para o Ceará, vivemos numa região semiárida e as informados  que o AGRINHO leva são essenciais.

 

HOMENAGEADOS PELOS 15 ANOS

Para marcar os 15 anos do AGRINHO foram  homenageadas com um Troféu  as seguintes instituições e personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do Programa :

– O Presidente do Conselho de Administração do SENAR-CE, Flávio Viriato de Saboya Neto

  • O ex-Presidente da FAEC, José Ramos Torres de Melo Filho

–  Os  secretários de educação dos 46 Municípios participantes do Programa em 2017

– Os patrocinadores do Programa: Sebrae/CE,  Banco do Nordeste do Brasil – BNB, Instituto Tortuga e COCEPAT

-Os Sindicatos Rurais que estão atuando com o Programa em 2017:

Sindicato Rural de Aracoiaba,  Barreira,  Baturité; Beberibe; Cascavel; Iguatu; Jaguaribe; Limoeiro do Norte; Marco;  Morrinhos, Mauriti ;Morada Nova, Russas; Ubajara e Viçosa do Ceará.

 

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA AGRINHO 2017DSC_0413

  1. ARACATI
  2. ARACOIABA
  3. ARATUBA
  4. BARREIRA
  5. BATURITÉ
  6. BEBERIBE
  7. BELA CRUZ
  8. BOA VIAGEM
  9. CAPISTRANO
  10. CARIDADE
  11. CASCAVEL
  12. FORTIM
  13. FRECHEIRINHA
  14. GUARAMIRANGA
  15. GUIÚBA
  16. IBIAPINA
  17. IBICUITINGA
  18. ICAPUÍ
  19. IGUATU
  20. IPU
  21. ITAIÇABA
  22. ITAPIÚNA
  23. ITAREMA
  24. JAGUARIBE
  25. JAGUARUANA
  26. LIMOEIRO DO NORTE
  27. MARCO
  28. MAURITI
  29. MORADA NOVA
  30. MORRINHOS
  31. MULUNGU
  32. OCARA
  33. PACOTI
  34. PALMÁCIA
  35. PARACURU
  36. PINDORETAMA
  37. QUIXERÉ
  38. REDENÇÃO
  39. RUSSAS
  40. SABOEIRO
  41. SÃO BENEDITO
  42. SÃO JOÃO DO JAGUARIBE
  43. TABULEIRO DO NORTE
  44. TIANGUÁ
  45. UBAJARA
  46. VIÇOSA DO CEARÁ

 

OS NÚMEROS DO AGRINHO EM 2017  DSC_0392

46 municípios

1.000 escolas

9 mil professores

200 mil alunos

 

Concursos:

Redação: do 4º ao 5º ano: 509

Redação, 6º e 7º : 345

Redação: 8º ao 9º: 367

Total redação: 1.221

Desenho: 534 ( do 2º ao 9º ano)

Experiência Pedagógica: 440 Total: 2.229  trabalhos

 

 

OS NÚMEROS EM 15 ANOSDSC_0363

Número de alunos atendidos: 2 milhões e 500 mil

Professores: 101.997

Escolas: 17.663