Curso de Gestão Ambiental da Propriedade Rural tem início em três municípios

Tem início nesta segunda-feira (22), nos municípios de Fortaleza, Quixeramobim e Milagres, os cursos de Gestão Ambiental da Propriedade Rural. O lançamento do curso em Fortaleza, em parceria do IBAMA, BNB e do Sistema FAEC/SENAR, ocorrerá durante uma reunião no auditório do Sistema FAEC/SENAR onde representantes dos órgãos estarão presentes.

Mais de 100 pessoas já se inscreveram para o curso de Fortaleza que será , enquanto 49 se inscreveram em Quixeramobim e 30 em Milagres. Ao todo, serão realizados 28 cursos em todo o Estado do Ceará e devem capacitar 800 participantes. Cada curso é presencial e gratuito.. A referida capacitação terá 40 horas–aula de duração, distribuídas em municípios localizados em uma das microrregiões do Ceará. Pretende-se assim, melhorar a qualidade ambiental, e, consequentemente, a melhoria do bem-estar das populações assistidas, seja do ponto de vista dos benefícios econômicos, sociais e ambientais auferidos, com a geração de renda e postos de trabalho, a conservação ambiental, a melhoria da saúde e/ou educação da população regional, contribuindo para a convivência adequada ao semiárido, disse a Coordenadora de programas e projetos do SENAR-CE, Carolina Machado.

METODOLOGIA
O curso é dividido em dois módulos concomitantes:
1º módulo: De natureza conceitual e informativa, onde são abordados aspectos de maior relevância para a gestão ambiental da propriedade, onde será discutido questões determinantes para a formação de uma ideia geral de organização administrativa da propriedade rural – duração 16 horas-aula: Importância socio-econõmica e ambiental do espaço rural; Aspectos ambientais relevantes, Aspectos legais relacionados à gestão ambiental, Uso e ocupação sustentáveis
2º módulo: De caráter mais específico e dirigido, voltado a apreensão do conhecimento de métodos e técnicas destinadas à requalificação do meio ambiente sob a diretriz da sustentabilidade – duração 24 horas-aula

SOBRE A INSCRIÇÃO
Para conferir os locais e datas do curso, basta acessar: http://senarce.org.br/novo/formulario-de-inscricao-curso-gestao-ambiental-da-propriedade-rural/ e preencher o formulário disponibilizado. Todos os cursos são gratuitamente disponibilizados pelo Sistema FAEC/SENAR-CE.