DIRIGENTES DO IFCE VISITAM SISTEMA FAEC /SENAR E BUSCAM NOVAS PARCERIAS NAS ÁREAS DE ENSINO E EXTENSÂO

O AGRIPEC-Cariri  atingiu  seus objetivos foi uma junção da Academia com o setor  produtivo que  trouxe resultados positivos para  todos, e   novas parcerias estão  em curso. Foi o que disse, o Reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia- IFCE, professor Virgilio  Araripe, que esteve nesta quarta-feira, dia 13,  com uma comitiva do Campus do Crato na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará,  onde foi recebido pelo Presidente Flávio Saboya , pelo vice-presidente Rodrigo Diógenes e pelo presidente do Sindicato Rural do Crato, Francisco Fernandes Ferreira- Bartô.  Acompanharam  o Reitor do IFCE, o  Diretor do Campus do Crato, Joaquim Rufino Neto,  a Diretora de Ensino Francisete Fernandes, e  os  professores Francisco Messias e Rejane Sampaio. Eles   fizeram uma exposição sobre a atuação do IFCE ,  que atua hoje em 35 municípios com igual número de Campus, oferecendo o Curso de  Técnico em Agropecuária e toda assistência ao estudante, inclusive alimentação , alojamento e  auxilio permanência.

Os dirigentes  das duas instituições fizeram  um balanço positivo  dos resultados do Agripec Cariri, um seminário tecnológico  realizado pelo Sistema FAEC/SENAR / SEBRAE/CE   e Sindicatos Rurais da Região , com o apoio logístico e   toda a infraestrutura, inclusive os professores palestrantes,   do  Campus do IFCE -Crato , que reuniu  nos dias 24 e 25 de outubro último, em sua sede , cerca de mil participantes e ofereceu cerca de 60 atividades entre palestras, mesas redondas e worksops, além de visitas técnicas e dia de campo em nove cadeias produtivas do agronegócio .  

 A comunidade acadêmica do Crato  já está querendo  saber a data do II Agripec- Cariri e é por isso que nós estamos aqui na FAEC, buscando essa cooperação e abrindo novas perspectivas de parcerias, como a que foi apresentada pelo Presidente do SINRURAL  do Crato, para realização de um curso de Técnico Agropecuário ,  nos Campus Regionais do IFCE, disse o Reitor Virgilio Araripe. O  Presidente do SINRURAL   do Crato disse que esse curso inicialmente com 50 vagas, pretende inserir os jovens  filhos de vaqueiros, de produtores neste curso , proporcionando a oportunidade destes jovens buscarem outras formações futuras.

Além disso, o IFCE, está trabalhando em conjunto com a FAEC  para implantação do Programa “Doutores do Sertão”, que visa aproveitar os alunos do  IFCE , que serão inseridos nos trabalhos da Federação,  levando o jovem de volta ao campo , promovendo a sucessão no meio rural. O mesmo projeto já está sendo trabalhado pelo IFCE de Sobral, pelo presidente do SINRURAL de Moraújo, Elder Aguiar , que também  participou da reunião.

O Diretor do Campus do IFCE Crato, Joaquim Rufino Neto  disse que a parceria com o Sistema FAEC/SENAR se encaixou perfeitamente nos objetivos do Instituto  baseado em três piares: ensino, pesquisa e extensão, ou seja, o Agripec Cariri   promove a extensão dos   trabalhos dos nossos alunos e professores , buscando sempre o desenvolvimento  da ciência e da tecnologia.   

 O Presidente da FAEC, Flávio Saboya disse ter ficado muito  gratificado com os resultados do AGRIPEC-Cariri e que o Sistema FAEC/SENAR-CE tem todo interesse em manter essa parceria com o IFCE e até estender para outras regiões do Estado. Flavio Saboya fez um apelo ao  Reitor Virgilio Araripe para  que abrace a causa do Projeto Doutores do Sertão, pois ele será um dos caminhos para o retorno dos jovens estudantes ao campo,  de uma maneira mais profissional, com tecnologia e inovação, trazendo resultados mais positivos para a produção e produtividade na agropecuária.