PIQUET CARNEIRO RECEBE PROGRAMA SAÚDE DO HOMEM E DA MULHER QUE LEVA EXAME DE PREVENÇÃO AO CÂNCER

Foto da última ação do Programa Saúde do Homem e da Mulher
Foto da última ação do Programa Saúde do Homem e da Mulher

A sede do município de Piquet Carneiro, na região Centro Sul do Estado, recebeu  durante todo o dia de hoje, 11  a caravana do  setor  de Promoção Social  do SENAR-CE, que em parceria com a secretaria municipal  de Saúde , levou as ações  do Programa Saúde do Homem  e da Mulher. A caravana do SENAR/CE  contou com a participação do Superintendente do SENAR-CE, Paulo Helder Braga, da coordenadora de Promoção Social , Kelly Cláudio e das técnicas ,Carolina Machado, médica veterinária  e a pedagoga Germana Moreira. Com este município, o  SENAR já atendeu este ano, a  cinco cidades:  Ocara ( dia 6/6), Redenção ( 9/6) e Mombaça ( 14/06).Estão previstos mais  seis  municípios até o final do ano, o próximo será ainda neste mês, no município de Itarema (dia 28/07). As  demais cidades são: Ibaretana, Paracuru, Itapipoca,  Alto Santo e Caririaçu.

O  Programa  Saúde  do Homem  e da Mulher,  tem por objetivo sensibilizar a população do meio rural sobre a importância de atitudes para promoção da Saúde, oferecendo  o exame de prevenção do câncer de próstata e PSA para o homem e o exame de papanicolau para o câncer de colo do  útero, na mulher. Promove  também palestras educativas sobre higiene pessoal, planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis, câncer de próstata, câncer de pênis, disfunção erétil, entre outros, de acordo com a realidade local.
Conforme disse o Superintendente do SENAR/CE, Paulo Helder Braga,  este ano, dez (1O) comunidades rurais cearenses serão beneficiadas com este Programa que faz parte do segmento de Promoção  Social do SENAR, de forma totalmente gratuita, com o apoio logístico das Prefeituras, através da Secretaria de Saúde, que  fica  encarregada da mobilização enquanto o SENAR ,oferece gratuitamente os  exames e o resultado dos mesmos, disse Paulo Helder. Ele está entusiasmado com a participação dos homens, que pela primeira vez estão tendo essa oportunidade.
Segundo a Coordenadora de Promoção Social do SENAR-CE Ana Kelly Cláudio,  disse que a meta é atender 100 homens e 150  mulheres por município, e  que os beneficiários em cada  localidade  participam  também vide atividades extras como palestras  sobre saúde e higiene é dia de beleza para a mulher, distribuindo um kit de beleza .As crianças também são beneficiadas com brincadeiras e jogos.
SOBRE O PROGRAMA 
Segundo Paulo Helder, o programa de largo alcance social, começou em 2010 com o nome de  “Útero é Vida”, beneficiando 6.445  mulheres no Ceará , mas devido a adesão e sucesso do mesmo,  o Senar Nacional resolveu incluir também, a partir desse ano, em todo o país, o exame de prevenção do câncer para o homem. Uma Unidade móvel de saúde do Senar com dois consultórios médicos vai até a localidade e realiza os exames físicos e laboratoriais, de papanicolau na mulher e o PSA e toque retal no homem. Os exames são encaminhados a um laboratório especializado e apresentados os resultados sem nenhum custo para o beneficiários ou o município parceiro, inclusive a contratação de dois urologistas.
Já o município, oferece em contrapartida,  a disponibilização do local para o evento, voluntários, água e alimentação para a equipe de trabalho e participantes. Cabe ainda ao município, a divulgação do evento, a mobilização, o cadastro dos participantes, a limpeza do local e o mobiliário.