PROGRAMA AGRONORDESTE NO CEARÁ JÁ BENEFICIA MAIS DE 3.500 PRODUTORES

Mais de 3.500 produtores rurais cearenses em seis cadeias produtivas do agronegócio  são atendidos pelo PROGRAMA AGRONORDESTE  no Estado do Ceará, parceria  do SENAR, MAPA e ANATER.  

Após um ano de execução, o programa atende a 145 (cento e quarenta e cinco) grupos de produtores espalhados em oitenta (80)  municípios do Estado do Ceará e já apresenta vários resultados positivos individuais e coletivos. Segundo a  Coordenadora Técnica especial do AgroNordeste junto ao SENAR, veterinária Carolina Machado, a contratação  das equipe para atender aos requisitos necessários da metodologia de  Assistência Técnica e Gerencial do SENAR  é complexa, além de terem que apresentar experiência comprovada  na cadeia produtiva escolhida, os técnicos e supervisores são entrevistados pela equipe técnica, são treinandos na Metodologia de ATeG/SENAR  e realizam capacitação sobre o  Sistema de Monitoramento dos Dados/SISATEG.

Após a contratação, os técnicos de campo acompanham as propriedades atendidas  com visitas técnicas e gerenciais mensais  e  por meio do SISATEG e na cadeia da bovinocultura de leite, cada propriedade recebe a vista de um médico veterinário a cada dois a três meses. Grupos de doze técnicos de cada cadeia produtiva são acompanhado por um supervisor técnico e um supervisor master. Segundo Carolina Machado, atualmente  somos  145 técnicos de campo, 10 supervisores, 5 supervisores master, 5 técnicos especialistas/médicos veterinários e 1 coordenação. 

Confira  alguns dados do AGroNordeste/ ATeG/ SENAR- CE e alguns resultados já  alcançados  

TURMAS ATeG :  145    
 
52 DE BOVINOCULTURA 

27  DE OVINOCAPRINOCULTURA 

30 DE APICULTURA 

22 DE FRUTICULTURA 
 
11 DE AVICULTURA 

03 DE CARCINICULTURA 

TURMAS DA ATeG POR MUNICÍPIO/ SINDICATO BENEFICIAM 80 MUNICÍPIOS 

AMONTADA ( MIRAIMA E ITAREMA)  
ARACATI 
AURORA ( BARRO)
BANABUIU 
BARREIRA ( REDENÇĀO) 
BEBERIBE  ( FORTIM) 
CASCAVEL 
CANINDÉ( APUIARÉS) 
COREAÚ ( SENADOR SÁ , CARIRÉ E MERUOCA)  
CAUCAIA( PENTECOSTE) 
CRATEÚS
CRATO ( FARIAS BRITO E ASSARÉ) 
GRANJA ( CAMOCIM ) 
HORIZONTE 
IBARETAMA 
IGUATU ( QUIXELÔ,JUCÁS)
INDEPENDÊNCIA ( QUITERIANÓPOLIS,PARAMBU)
 ITAPIPOCA ( TEJUÇUOCA) 
JAGUARETAMA ( ALTO SANTO, JAGUARIBARA)
JAGUARIBE 
LAVRAS DA MANGABEIRA 
LIMOEIRO DO NORTE
MADALENA ( BOA VIAGEM) 
MARCO  ( CRUZ E BELA CRUZ ) 
MAURITI ( BREJO SANTO)
MILAGRES 
MOMBAÇA ( PEDRA BRANCA) 
MORADA NOVA ( IBICUITINGA)
MORAÚJO ( MARTINOPOLE) 
NOVA RUSSAS( ARARENDA E IPUEIRAS  ) 
PIQUET CARNEIRO ( IRAPUAN PINHEIRO) 
QUIXADÁ 
QUIXERAMOBIM
RUSSAS ( PALHANO) 
SANTA QUITÈRIA 
SANTANA DO ACARAÚ 
SENADOR POMPEU ( MILHĀ) 
SOBRAL ( IRAUÇUBA)
SOLONÓPOLE 
TAMBORIL
TAUÁ
TRAIRI
UBAJARA ( TIANGUÁ, HIDROLÂNDIA, SÃO BENEDITO , IPU E PIRES FERREIRA) 
VIÇOSA DO CEARÁ

O QUE É O AGRONORDESTE 

O AgroNordeste é um plano de ação para impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural da região nordeste  lançado em 2019 pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, em cerimônia no Palácio do Planalto e será implantado no biênio 2020/2021 em 230 municípios dos nove estados do NORDESTE. 

O QUE É A ATeG 

A ATeG é um Programa de Assistència Tencina e Gerencial, desenvolvido  pelo SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- com uma metodologia que leva me conta a meritocracia , baseada em cinco eixos  : diagnóstico produtivo individualizado ,planejamento estratégico, adequaçāo tecnológica , capacitaçāo profissional complementar e avaliaçāo sistemática de resultados.