Quem Somos

O que é o SENAR

O SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural é uma entidade privada, e administrada pela Confederação Nacional da Agricultura – CNA, com sede em Brasília.

O SENAR Administração Regional do Ceará foi instalado no dia 20 de abril de 1993 e está vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC.

É um órgão de ação descentralizada, com ações de Formação Profissional Rural – FPR e de Promoção Social – PS, atuando diretamente ou em parceria com diversas instituições públicas e privadas.

Missão

Realizar a Educação Profissional, a Assistência Técnica e as atividades de Promoção Social, contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo.  

A preocupação permanente do SENAR é, portanto, a melhoria da qualidade de vida no meio rural e neste contexto, desenvolve ações que incentivam a preservação do ambiente e dos meios de produção existentes em cada localidade.

Metodologia

A Metodologia de ensino do SENAR baseia-se em três princípios básicos:

  • O Ensinar a Fazer Fazendo
  • O Aprender a Fazer Fazendo
  • A Construção de um novo Conhecimento

Os dois primeiros exprimem o caráter prático das ações e atividades, onde o evento transforma-se numa seqüência de demonstrações planejadas.

O último exprime a essência do MÉTODO PARTICIPATIVO, onde o ensino é centrado na participação ativa de quem aprende. A aprendizagem realiza-se mediante a ação do educando.

O diálogo permeia todo o processo, no qual educador e educando estabelecem comunicação horizontal, sem predomínio do saber de um sobre o do outro. Os saberes diferenciados não são tidos como concorrentes ou excludentes, mas complementares.

Usando lavouras, pastagens e instalações rurais como sala de aula, o SENAR utiliza basicamente as técnicas instrucionais Exposição Dinamizada e Demonstração, onde a demonstração com a repetição pelos treinandos constitui o arcabouço principal do processo ensino-aprendizagem.

Perfil Superintendente

Sérgio Oliveira da Silva é Bacharel em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2000) e Licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual do Ceará (2004), com mestrado em Agronomia – Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará (2003) e especialização em Gestão Ambiental na Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2012).

Antes de assumir a Superintendência do SENAR-AR/CE, em 2017, já atuou em outras atividades na instituição, onde ingressou, em 2006, por meio de processo seletivo, no enquadramento funcional de Engenheiro Agrônomo, atuando como Gestor do Departamento de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG; Técnico em Formação Profissional Rural – SENAR; Assessor em Meio Ambiente do SENAR e FAEC; Conselheiro do Meio Ambiente  na COEMA; Representante da Comissão de Produção Orgânica do Estado do Ceará no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Representante do Comitê Estadual da Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável sobre o Bioma da Caatinga na Rio + 20; Conselheiro do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE e do Conselho Administrativo do Instituto Agropolos.