Mais de 3.500 produtores rurais cearenses em seis cadeias produtivas do agronegócio são atendidos pelo PROGRAMA AGRONORDESTE no Estado do Ceará, parceria do SENAR, MAPA e ANATER.
Após um ano de execução, o programa atende a 145 (cento e quarenta e cinco) grupos de produtores espalhados em oitenta (80) municípios do Estado do Ceará e já apresenta vários resultados positivos individuais e coletivos. Segundo a Coordenadora Técnica especial do AgroNordeste junto ao SENAR, veterinária Carolina Machado, a contratação das equipe para atender aos requisitos necessários da metodologia de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR é complexa, além de terem que apresentar experiência comprovada na cadeia produtiva escolhida, os técnicos e supervisores são entrevistados pela equipe técnica, são treinandos na Metodologia de ATeG/SENAR e realizam capacitação sobre o Sistema de Monitoramento dos Dados/SISATEG.
Após a contratação, os técnicos de campo acompanham as propriedades atendidas com visitas técnicas e gerenciais mensais e por meio do SISATEG e na cadeia da bovinocultura de leite, cada propriedade recebe a vista de um médico veterinário a cada dois a três meses. Grupos de doze técnicos de cada cadeia produtiva são acompanhado por um supervisor técnico e um supervisor master. Segundo Carolina Machado, atualmente somos 145 técnicos de campo, 10 supervisores, 5 supervisores master, 5 técnicos especialistas/médicos veterinários e 1 coordenação.
Confira alguns dados do AGroNordeste/ ATeG/ SENAR- CE e alguns resultados já alcançados
TURMAS ATeG : 145
52 DE BOVINOCULTURA
27 DE OVINOCAPRINOCULTURA
30 DE APICULTURA
22 DE FRUTICULTURA
11 DE AVICULTURA
03 DE CARCINICULTURA
TURMAS DA ATeG POR MUNICÍPIO/ SINDICATO BENEFICIAM 80 MUNICÍPIOS
AMONTADA ( MIRAIMA E ITAREMA)
ARACATI
AURORA ( BARRO)
BANABUIU
BARREIRA ( REDENÇĀO)
BEBERIBE ( FORTIM)
CASCAVEL
CANINDÉ( APUIARÉS)
COREAÚ ( SENADOR SÁ , CARIRÉ E MERUOCA)
CAUCAIA( PENTECOSTE)
CRATEÚS
CRATO ( FARIAS BRITO E ASSARÉ)
GRANJA ( CAMOCIM )
HORIZONTE
IBARETAMA
IGUATU ( QUIXELÔ,JUCÁS)
INDEPENDÊNCIA ( QUITERIANÓPOLIS,PARAMBU)
ITAPIPOCA ( TEJUÇUOCA)
JAGUARETAMA ( ALTO SANTO, JAGUARIBARA)
JAGUARIBE
LAVRAS DA MANGABEIRA
LIMOEIRO DO NORTE
MADALENA ( BOA VIAGEM)
MARCO ( CRUZ E BELA CRUZ )
MAURITI ( BREJO SANTO)
MILAGRES
MOMBAÇA ( PEDRA BRANCA)
MORADA NOVA ( IBICUITINGA)
MORAÚJO ( MARTINOPOLE)
NOVA RUSSAS( ARARENDA E IPUEIRAS )
PIQUET CARNEIRO ( IRAPUAN PINHEIRO)
QUIXADÁ
QUIXERAMOBIM
RUSSAS ( PALHANO)
SANTA QUITÈRIA
SANTANA DO ACARAÚ
SENADOR POMPEU ( MILHĀ)
SOBRAL ( IRAUÇUBA)
SOLONÓPOLE
TAMBORIL
TAUÁ
TRAIRI
UBAJARA ( TIANGUÁ, HIDROLÂNDIA, SÃO BENEDITO , IPU E PIRES FERREIRA)
VIÇOSA DO CEARÁ
O QUE É O AGRONORDESTE
O AgroNordeste é um plano de ação para impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural da região nordeste lançado em 2019 pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, em cerimônia no Palácio do Planalto e será implantado no biênio 2020/2021 em 230 municípios dos nove estados do NORDESTE.
O QUE É A ATeG
A ATeG é um Programa de Assistència Tencina e Gerencial, desenvolvido pelo SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- com uma metodologia que leva me conta a meritocracia , baseada em cinco eixos : diagnóstico produtivo individualizado ,planejamento estratégico, adequaçāo tecnológica , capacitaçāo profissional complementar e avaliaçāo sistemática de resultados.