Hoje a Regiāo do Maciço de Baturité que participa do Programa Agrinho desde o seu início, faz parte da família Agrinho, foi o que disse a presidente da Associação dos Municípios do Macico de Baturité-AMAB, Inês Távora. Gilmara Rodrigues Lourenço, coordenadora municipal no município de Limoeiro do Norte, disse que seis escolas rurais estão participando do Programa Agrinho. Nós estamos enfatizando na zona rural a importância do primeiro documento, as crianças estão indo até a cidade para tirar a primeira identidade, o primeiro CPF. Também tem escolas que estão trabalhando a questão do respeito ao idoso e outra escola que está trazendo a câmara para a comunidade, para ser mostrado às crianças o que faz o Poder Legislativo e Executivo em cada cidade. Estes são alguns dos depoimentos dos coordenadores municipais do Programa Agrinho.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural -SENAR-AR/ CE realizou hoje, 29, em Fortaleza, um Encontro com os coordenadores municipais do Programa Agrinho de 46 Municípios que trabalham em 9 mil escolas públicas rurais. O objetivo foi fazer o acompanhamento da segunda etapa do programa, os detalhes do regulamento do concurso que premia seis categorias: desenho, redações: do 4º ao º ano, do 6º ao 7º e do 8º ao 9º ano, experiência pedagógica (professores) e Município Agrinho( Prêmio do gestor municipal). Na abertura do evento no Hotel Amuarama, o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceara- FAEC e presidente do Conselho Administrativo do SENAR-CE, Flavio Saboya anunciou que o Agrinho estará sorteando um carro zero quilometro entre os coordenadores e professores municipais em comemoração aos 15 anos do Programa, e que serão destacados também, este ano, os casos exitosos de alunos e professores, muitos deles hoje sāo produtores rurais bem sucedidos, ressaltou.
O tema do Agrinho desse ano é “Cidadania: Saber atuar para melhorar o Mundo: Agrinho sai em Defesa da Cidadania”, discutindo a convivência em grupo, os instrumentos do exercício da Cidadania , o direito de ação e defesa, os partidos políticos,os três Poderes, a Constituição, o Código de Defesa do Consumidor, e outras formas de participação na vida pública.
Ano passado, o tema trabalhou Viver Bem no Semiárido, com a participação de 1.171 escolas rurais de 40 Municípios e mais de 190 mil estudantes.Os estudantes conheceram melhor sobre o Bioma Caatinga,o clima, modelos de captaçāo de água,queimadas,a bio diversidade,comidas tipicas do Sertāo e a cultura Estadual.
Desde o inicio do ano, a temática do Programa vem sendo repassada pelos professores nas escolas municipais da zona rural a cerca de 200 mil alunos beneficiando estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino fundamental. Segundo a Diretora Técnica do SENAR-CE , Ana Kelly Claudio Gonçalves, o tema é apresentando de forma transversal na grade curricular. Os professores, orientadores pedagógicos e diretores receberam desde o inicio deste ano um treinamento e depois receberam um Manual do Professor e um Guia de Atividades, enquanto os alunos recebem uma cartilha ilustrada com linguagem diferenciada para cada grupo de estudantes.
Estamos entrando para a segunda fase do Programa que é o recebimento dos trabalhos dos concursos, que complementam as atividades e visam incentivar a participaçāo de estudantes e professores que deverāo ser entregues nos dias 3 e 4 de outubro próximos,.No dia 24 de novembro, será a solenidade de premiaçāo m no auditório do Centro de Negócios do SENRAE-CE. Serāo premiados os 10 trabalhos em cada uma das seis categorias. Os prêmios vāo de computadores, bicicletas, motocicletas disse Kelly Claudio.
O Superintendente do SENAR -CE, Sergio Oliveira da Silva, que também esteve presente a abertura do Encontro, fez questão de ressaltar que nestes 15 anos, o SENAR já levou informação sobre, Saúde, Meio Ambiente, Como Viver Bem no Semiárido e Cidadania a mais de 2 milhões de alunos da zona rural, somente este ano serão 200 mil alunos. Sergio Oliveira inclusive já foi professor do Agrinho na temática do Meio Ambiente
O Agrinho
O Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do SENAR-AR/CE ,sendo um acontecimento de grande relevância para o Sistema FAEC/SENAR/AR-CE , que cumpre mais uma missāo que é a de promover a Inclusāo pela educaçāo de crianças e adolescentes da zona rural em temas diretamente ligados ao meio em que vivem já tendo promovido grandes transformações sociais nestes 15 anos de atuação, disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará ,Flavio Saboya. O evento conta todos os anos com a participação de caravanas de alunos, professores, orientadores pedagógicos, diretores, prefeitos municipais e autoridades estaduais.
MUNICÍPIOS PARTICIPANTES
Aratuba, Carnaubal, Pacoti,Morada Nova,Coreaú,Barreira,Palmácia, Quixeré, Ibiapina, Baturité, Redençāo, Russas, Ipu, Capistrano,Aracati, Beberibe,São Benedito,Caridade,Cascavel,Ibicuitinga , Tianguá, Guaiúba, Viçosa do Ceará, Fortim, Tabuleiro do Norte,Ubajara ,Guaramiranga, Icapui, São Joāo do Jaguaribe, Frecheirinha, Itapiúna, Itaiçaba, Pindoretama, Mucambo, Mulungu,Jaguaruana,Iguatu,Acarape,Ocara, Limoeiro do Norte, Saboeiro, Aracoiaba, Mortinhos, Marco, Paracuru ,Boa Viagem e Itarema.