Em 15 anos o programa já beneficiou mais de 2 milhões e 500 mil alunos
Uma festa do interior na capital . Gritos de alegria e emoção, bandeirinhas tremulando, confetes, e uma centena de crianças e adolescentes de escolas da zona rural cearense subindo ao” “podium”ao som da música do campeão Airton Sena, juntamente com seus professores para receberem os prêmios como televisor, notebook, tablet, bicicleta, computador, moto de 12 CC ou um sistema de som, de acordo com a classificação.Momento de muita emoção foi o sorteio de um carro Marca Gol, ente os professores que enviaram a experiência pedagógica de acordo com o regulamento e com pontuação igual ou superior a 100 pontos, foram selecionados 55 professores. O sorteio foi feito pelo Presidente da FAEC, Flávio Saboya na presença dos presentes e a professora Andréa Nunes Silva, sorteado foi da Escola Domingos Angelo, do município de Cascavel.
Assim foi a solenidade de premiação do Programa AGRINHO, promovida hoje, dia 24 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-CE em conjunto com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceara – FAEC e parceiros, no auditório do Centro de Negócios do Sebrae, para a entrega dos prêmios aos ganhadores dos cinco concursos de 2017. Eles juntamente com outros 200 mil alunos de mil escolas de 46 municípios participaram da programação deste ano, que teve início na sala de aula onde os alunos receberam as informações sobre a temática escolhida de forma transversal repassadas pelos professores na grade curricular das escolas públicas da zona rural.
O aluno Antônio Bruno, que cursa o 2º ano na escola Manuel Uruçu em Ubajara, ficou em 6º na categoria desenho e revela que gostou de conhecer o Agrinho e a Aninha (mascostes do Programa) e que desenhou casas, mercados, pessoas, muitas árvores. Já a aluna vencedora na categoria “redação 6º-7º ano, Raquel Oliveira Araújo, do município de Viçosa do Ceará, diz “é muito gratificante ter ficado em 1º lugar, agradeço primeiro a Deus e depois a minha escola, Isaac Vieira do Espirito Santo.”
15 ANOS
O Programa completou 15 anos no Ceará e o tema foi CIDADANIA: “Saber atuar para mudar o mundo o AGRINHO sai em defesa da Cidadania”. Segundo a coordenadora do AGRINHO, pedagoga e mestre em educação Ana Kelly Cláudio Gonçalves, os trabalhos destacaram a questão da cidadania incluindo a solidariedade, o respeito à diversidade humana, respeito ao mundo animal, a preservação do patrimônio público e histórico e das instituições, voto consciente e corrupção. As experiências pedagógicas vencedoras do tema , mostram o grande avanço do Programa que consiste no fato de extrapolar os muros das escolas para ganhar as cidades, as famílias, as empresas e órgãos municipais, mobilizando a comunidade nas discussões do tema proposto. Nos trabalhos apresentados em forma escrita e de maquete, dá para sentir a preocupação com ações de responsabilidade social como os cuidados com o mosquito Aedes Aegipts, com a preservação do patrimônio histórico, valorização do artesanato, ações de responsabilidade social com o trânsito, conscientização política do voto inclusive, com a maquete da urna eletrônica, incentivo à leitura através da biblioteca itinerante, somente para citar alguns
São cinco concursos e este ano a participação aumentou consideravelmente , somente na Categoria Redação foram apresentadas 1.221 redações , sendo : 509 do 4º ao 5º ano; 345 do 6º e 7º e 367 redações do 8º ao 9º. Na Categoria Desenho concorreram 534 trabalhos ( do 2º ao 9º ano) e na Experiência Pedagógica, que envolve os professores, foram entregues 440 trabalhos realizados por 9 mil professores , de mil escolas da zona rural , envolvendo 200 mil alunos. No total foram produzidos 2.220 trabalhos.
Cada aluno e professor recebeu um prêmio.e na cartógrafo Município AGRINHO saíram vencedores os municípios de Russas – primeiro lugar que recebeu 3 computadores,2º lugar: Fortim: 2 computadores ; Barreira: 3º lugar – 1 computador, a partir do quarto lugar o município recebeu um computador (4º lugar:Aracati, 5º lugar: Itaiçaba, 6º lugar- Tianguá, 7º, 8º ,9º e 10º, uma impressora. (8º lugar: Cascavel, 9º lugar: Aracoiaba e 10º lugar: Iguatu). Nessa categoria, o prefeito que participou do Programa recebe computador, que é sorteado entre as escolas que aderiram ao AGRINHO e os coordenadores municipais receberam um tablet.
OS NÚMEROS EM 15 ANOS
O AGRINHO tem como missão formar a futura geração de produtores rurais por meio de ações educativas e foi implantado pela primeira vez no Estado do Paraná, disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará e Presidente do Conselho de Administração do SENAR-CE, que saudou os presentes. O Programa está comemorando 15 anos no Ceará, com os seguintes resultados : 2 milhões e 500 mil alunos beneficiados, 101.997 professores envolvidos, em 17.663 escolas públicas da zona rural. Nestes 15 anos, foram trabalhados cinco temáticas : Meio Ambiente, Saúde, Cidadania, Trabalho e Consumo e Como Viver Bem no semiárido.
AUTORIDADES PRESENTES
Representando o governo do Estado do Ceará, estiveram presentes o secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Euvaldo Bringel, o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, o Presidente da FAEC, Flávio Viriato de Saboya, o Superintendente do SENAR-CE, Sérgio Araújo de Silva, a Gerente executiva do BNB, Francisca Geania Gomes, representando a APRECE , o prefeito de irapuã Pinheiro, Claudenilton Pinheiro, o diretor técnico do Sebrae-Cd! Alci Porto Gurgel, Fernanda Lima, do Instituto TORTUGA, Luís Mendes de Sousa, presidente do sindicato rural de Limoeiro do Norte representando todos os presidentes de Sindicatos Rurais. Prestigiaram ainda o evento, os prefeitos e secretários de Educação de Viçosa do Ceará, Ocara, Fortim, Baturité,Redenção, Barreira, Morada Nova, Beberibe.Pacoti, Caridade,Guaiuba,,Frecheirinha, Russas, Itaiçaba.
O secretário Euvaldo Bringel destacou na ocasião que Ceará vem passando por uma política continuada de educação com destaque nacional estamos construindo junto com os produtores rurais um novo sistema de enfrentamento as diversidades climáticas e esse programa pode ajudar muito na medida em que os alunos podem ser nossos agentes de informação. Ele ressaltou os 15 anos do AGRINHO, são 2,5 milhões de alunos já, beneficiados pela educação, maior patrimônio que o ser humano pode ter, sendo um programa de suma importância para o Ceará, vivemos numa região semiárida e as informados que o AGRINHO leva são essenciais.
HOMENAGEADOS PELOS 15 ANOS
Para marcar os 15 anos do AGRINHO foram homenageadas com um Troféu as seguintes instituições e personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do Programa :
– O Presidente do Conselho de Administração do SENAR-CE, Flávio Viriato de Saboya Neto
- O ex-Presidente da FAEC, José Ramos Torres de Melo Filho
– Os secretários de educação dos 46 Municípios participantes do Programa em 2017
– Os patrocinadores do Programa: Sebrae/CE, Banco do Nordeste do Brasil – BNB, Instituto Tortuga e COCEPAT
-Os Sindicatos Rurais que estão atuando com o Programa em 2017:
Sindicato Rural de Aracoiaba, Barreira, Baturité; Beberibe; Cascavel; Iguatu; Jaguaribe; Limoeiro do Norte; Marco; Morrinhos, Mauriti ;Morada Nova, Russas; Ubajara e Viçosa do Ceará.
MUNICÍPIOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA AGRINHO 2017
- ARACATI
- ARACOIABA
- ARATUBA
- BARREIRA
- BATURITÉ
- BEBERIBE
- BELA CRUZ
- BOA VIAGEM
- CAPISTRANO
- CARIDADE
- CASCAVEL
- FORTIM
- FRECHEIRINHA
- GUARAMIRANGA
- GUIÚBA
- IBIAPINA
- IBICUITINGA
- ICAPUÍ
- IGUATU
- IPU
- ITAIÇABA
- ITAPIÚNA
- ITAREMA
- JAGUARIBE
- JAGUARUANA
- LIMOEIRO DO NORTE
- MARCO
- MAURITI
- MORADA NOVA
- MORRINHOS
- MULUNGU
- OCARA
- PACOTI
- PALMÁCIA
- PARACURU
- PINDORETAMA
- QUIXERÉ
- REDENÇÃO
- RUSSAS
- SABOEIRO
- SÃO BENEDITO
- SÃO JOÃO DO JAGUARIBE
- TABULEIRO DO NORTE
- TIANGUÁ
- UBAJARA
- VIÇOSA DO CEARÁ
46 municípios
1.000 escolas
9 mil professores
200 mil alunos
Concursos:
Redação: do 4º ao 5º ano: 509
Redação, 6º e 7º : 345
Redação: 8º ao 9º: 367
Total redação: 1.221
Desenho: 534 ( do 2º ao 9º ano)
Experiência Pedagógica: 440 Total: 2.229 trabalhos
Número de alunos atendidos: 2 milhões e 500 mil
Professores: 101.997
Escolas: 17.663