CNA considera que medida adotada pelo Governo atende às reivindicações do setor agropecuário
Brasília (16/09/2016) – O Conselho Monetário Nacional autorizou, nesta quarta-feira (14/09), em reunião extraordinária, por meio da Resolução 4.519 do Banco Central, a renegociação das operações de crédito rural de custeio e investimentos contratadas por produtores rurais que enfrentaram dificuldades e prejuízos, em consequência da estiagem e seca nos estados do Espírito Santo, Bahia, Tocantins, Piauí, Maranhão e na região Centro-Oeste.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Comunicado Técnico de sua Comissão Nacional de Política Agrícola, considerou que a medida adotada pelo governo atende à reivindicação do setor agropecuário apresentada aos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Fazenda.
A Resolução do Banco Central permite a renegociação das dívidas dos produtores rurais e suas cooperativas que estavam em situação de adimplência em 31 de dezembro de 2015, inclusive as operações que já haviam sido prorrogadas. Nas operações de custeio, o prazo de reembolso foi fixado em cinco anos, de acordo com a renda e a capacidade de pagamento do produtor. Nas operações de investimento, as parcelas de 2016 foram prorrogadas para até um ano após o vencimento do contrato, para cada parcela prorrogada, mantidos os encargos contratuais.
Veja a íntegra do Comunicado Técnico: http://www.cnabrasil.org.br/ar
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
canaldoprodutor.tv.br