O Ceará encerrou 2023 com mais de 80% do rebanho de bovinos e búfalos vacinado contra a febre aftosa. O dado é da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). O prazo para a entrega da declaração junto à agência treinou nesta terça-feira (16).
A campanha de vacinação é destinada a bovinos e búfalos com até 24 meses de idade, o que representa cerca de 925 mil animais em todo o Ceará. A meta é atingir o índice de 90% do rebanho vacinado para que o Estado receba o status de “Livre de Febre Aftosa sem Vacinação” junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A Campanha contra a Febre Aftosa é realizada pela Adagri em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) e Secretarias de Agricultura municipais.