Hoje ,25, foi o dia ” D ” de informação sobre prevenção do câncer de mama no Sistema FAEC /SENAR-CE, com a realização de uma palestra da médica mastologista da Maternidade Escola Assis Chateubrian, da Universidade Federal do Ceará, Cristiane Coutinho sobre as causas e sintomas da doença e a importância do diagnóstico precoce. Segundo ela, o câncer de mama este ano deverá atingir a cerca de 59 mil mulheres em todo o país, das quais quase duas mil somente no Estado do Ceará. Para a mastologista este é um mês de orientação e conscientização, em que as mulheres procuram muito mais o serviço. Essa é uma campanha mundial, iniciada em 1990 nos Estados Unidos, com uma caminhada ,onde foram distribuídos lacinhos cor de rosa, incentivando o exame físico e o diagnóstico precoce que continua sendo o maior desafio, disse Cristiane.
Conforme disse o câncer de mama é mais frequente nas mulheres, de cada cem casos da doença 25 é câncer de mama , no Brasil o câncer do colo de útero vem diminuindo e o de mama aumentou. Entre os fatores protetores ela recomendou: atividade física regular, hábitos alimentares saudáveis, amamentação, primeiro filho antes dos 20 anos, ooforectomia antes dos 35 anos. E finalizou: Câncer de mama tem cura e o diagnóstico precoce continua sendo o maior desafio.
A palestra da Dra. Cristiane usando inclusive apresentação em slides foi muito esclarecedora para todas as mulheres onde muitas tiraram suas dívidas e contou com a participação de vários homens que, com certeza, levarão a mensagem para suas famílias , disse a gestora do Núcleo de Recursos Humanos do SENAR, Luciana Lacerda., que esteve à frente do Movimento Outubro Rosa dentro do Sistema. Desde o início do mês foram distribuídos laços entre as servidoras.
A abertura da palestra contou com a presença do Presidente da FAEC, Flávio Saboya, do Superintendente do Senar-CE, Sergio Olivera e no final, a Diretora Técnica do SENAR, Kelly Cláudio Gonçalves entregou a médica um caderno do SENAR e agradeceu em nome de todos pela participação.