Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Ceará

PEC Nordeste 2023: Embrapa apresenta soluções para cajucultura e ovinocaprinocultura

Durante a 26ª edição do Seminário Nordestino de Pecuária – PEC Nordeste, a Embrapa irá apresentar soluções tecnológicas desenvolvidas para a cajucultura e ovinocaprinocultura. Além de palestras, a Embrapa irá realizar, em seu estande, demonstrações de tecnologias e degustação de produtos como chopp de caju, cajuína, queijo de cabra e kafta de fibra de caju. Todos os produtos são de empresas que utilizam tecnologias desenvolvidas pela Embrapa.

“O PEC Nordeste procura trazer novidades para apresentar aos pequenos, médios e grandes produtores. Com as palestras, proporcionaremos momentos para a discussão de problemas, além de momentos de capacitação, principalmente para os pequenos produtores”, diz Gustavo Saavedra, chefe geral da Embrapa Agroindústria Tropical.

Fruticultura
Para a fruticultura, a Embrapa Agroindústria Tropical realiza a exposição de saberes e tecnologias destinadas à agregação de valor para a cajucultura, por meio de minicursos, palestras e mesas redondas. Na sexta-feira, 16, haverá abordagem da cadeia produtiva do caju com os minicursos “Cajucultura de Alta Performance” e “Nutrição do Cajueiro”, ministrados pelos pesquisadores Luiz Serrano e Carlos Taniguchi, respectivamente.

No sábado, 17, Gustavo Saavedra mediará a palestra “Cajucultura: Uma cadeia repleta de oportunidades, mas com muitos desafios e ameaças”, que apresenta o panorama do cultivo de caju no Ceará e no Nordeste. O painel contará com a participação de Aline Saraiva, chefe adjunta de Transferência de Tecnologias da Unidade. Já no encontro Mulheres no Agro será realizada uma mesa redonda sobre as marcas da participação feminina no Agro com sustentabilidade, tecnologia, inovação e exportação.

Ovinocaprinocultura
A Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE) estará presente no PEC Nordeste durante a programação do painel técnico sobre ovinocaprinocultura e com apresentação de tecnologias e material de orientação a produtores rurais no estande institucional. No painel, a pesquisadora Ana Clara Cavalcante será mediadora da palestra “Cultivo e uso de plantas forrageiras adaptadas ao Semiárido na alimentação de caprinos e ovinos”, que será apresentada pelo produtor rural e consultor Raimundo Reis Filho, no sábado (17), às 11h10.