Entre os recordes registrados durante o PEC Nordeste 2023, a participação dos municípios cearenses foi um dos destaques desta edição. Foram mais de 130 caravanas oriundas do interior do Ceará e de estados vizinhos. Integraram as caravanas mais de 5.200 pessoas, entre produtores rurais de diversos segmentos da agropecuária cearense, que participaram dos seminários e da feira. As caravana contaram com o apoio do Sistema Faec/Senar/Sinrural.
Outro destaque da 26ª edição do PEC Nordeste foi a realização do 1º Encontro das Mulheres do Agro Cearense. O evento, em formato de mesa redonda, tratou da participação feminina no setor agropecuário abordando temas como sustentabilidade, tecnologia, inovação e exportação. Durante o encontro foi apresentado o plano de ação da Comissão Nacional de Mulheres do Agro.
Mulheres do Agro
Cristiane Martinazzo, do Sítio Barreiras, abriu a programação falando das ações sociais que promove na fazenda, que é a maior produtora de bananas do Nordeste, localizada em Missão Velha, no Sul do Ceará. A empresária Ani Sanders, superintendente do Grupo Progresso, maior produtor de soja do Piauí, contou sua trajetória na agropecuária.
Aline Teixeira, pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical, mostrou o trabalho que faz da Embrapa uma referência mundial em pesquisa agrícola, contribuindo para posicionar o agro brasileiro entre os maiores produtores de alimentos do mundo. A superintendente do Banco do Nordeste no Ceará, Eliane Brasil, apresentou as linhas de crédito do BNB para as diferentes áreas da atividade econômica.
Rebeca Oliveira, vice-presidente financeira da Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), falou de sua experiência no setor de comércio exterior e de sua carreira no complexo portuário. Silvana Novais, técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Minas Gerais, contou como organizou as mulheres do agro mineiro em um movimento que acabou ganhando força política nacionalmente.
Ana Vládia Silva, analista de Desenvolvimento do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), expôs os desafios do movimento cooperativista no Brasil e apresentou dados do crescimento do cooperativismo em diferentes setores da economia.