O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR/CE iniciou hoje, 16, atividades do Programa Agrinho 2018 no Estado do Ceará ,m com a realização do Encontro dos Coordenadores Municipais, no Auditório Pitaguary do Hotel Amuarama, em Fortaleza 48 municípios se inscreveram no Programa que este ano vai levar mais informação e conhecimentos sobre o tema “Cidadania”, a mais de 200 mil alunos de mais de 1.300 escolas da zona rural. O Agrinho é um programa social do Sistema FAEC/SENAR, sendo gratuito, cabendo aos municípios apenas a cessão dos professores, e deslocamentos destes e dos coordenadores, o acompanhamento das atividades escolares, bem como, o comparecimento na solenidade de premiação.
Durante o encontro dos Coordenadores Municipais foi feita uma palestra motivacional pela Facilitadora e pedagoga Maria José Barbosa, seguindo-se a apresentação dos participantes – Momento Motivacional – MOSAICO INTERATIVO – Metáforas – Dinâmica com vídeos, Apresentação do Programa Agrinho pelos Coordenadores, Atribuições do coordenador municipal e Apresentação do Material Didático (Cartilhas e Manuais). A 2° Etapa: Explorando o tema cidadania na sala de aula (sugestões de textos, filmes, dinâmicas), Projeto e Relatório da Experiência Pedagógica e Organização da agenda da capacitação dos professores municipais – Atividade em grupo. O encerramento foi com uma dinâmica final com os participantes.
O encontro contou com a presença do Presidente do Conselho Administrativo do SENAR AR/CE e Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC, Flávio Viriato Saboya , Superintendente do SENAR-CE, Sérgio Oliveira da Silva, Diretora Técnica, Ana Kelly Cláudio Gonçalves, coordenadora do Agrinho, Germana Moreira, do presidente do Sindicato dos Produtores de Morrinhos,Ossian Dias, que preside o Sindicato há 35 anos e da secretaria da AMAB- Inês Távora.
O presidente da FAEC lembrou que o Agrinho surgiu no Estado do Paraná, e que na época ele era o superintendente do SENAR, vem crescendo a cada ano graças a adesão dos municípios, e a colaboração dos professores e coordenadores municipais de educação. Citou que alguns alunos são sucesso hoje em várias áreas de atuação ano, mais cinco municípios aderiram: Acarape,Nova Russas, Deputado Irapuan Pinheiro, Quixelô e Chorozinho.
O tema Cidadania vai discutir Direitos e deveres, instrumentos de exercício de Cidadania, o papel da educação, da cultura, do Estado e do Poder Legislativo, disse a Diretora Técnica Kelly Cláudio adiantando que é tão abrangente e importante para o momento atual que nós resolvemos repetí-lo esse ano. Após esse encontro o SENAR em parceria com os municípios e as escolas iniciam, a distribuição das cartilhas aos alunos e o manual do professor, bem como a aplicação dos conteúdos de forma transversal em sala de aula.
CONCURSOS
Para complementar o programa e incentivar a participação dos jovens e professores, o SENAR promove também um concurso de redação e desenho e no final do ano, premia os 10 melhores trabalhos em cinco categorias: desenho, redação do 2º ao 5º e do 6º ao 9º ano( premia alunos), Experiência Pedagógica (professor) e Município AGRINHO ( que premia o gestor municipal).
MUNICÍPIOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA AGRINHO 2018
- ACARAPE
- ARACATI
- ARACOIABA
- ARATUBA
- BARREIRA
- BATURITÉ
- BEBERIBE
- BOA VIAGEM
- CAPISTRANO
- CARIDADE
- CASCAVEL
- CHORIZINHO
- DEPUTADO IRAPUAN PINHEIRO
- FORTIM
- FRECHEIRINHA
- GUARAMIRANGA
- GUIÚBA
- IBICUITINGA
- ICAPUÍ
- IGUATU
- IPU
- ITAIÇABA
- ITAPIÚNA
- JAGUARIBE
- JAGUARUANA
- LIMOEIRO DO NORTE
- MARCO
- MAURITI
- MORADA NOVA
- MORRINHOS – AGUARDANDO O FORMULÁRIO DE ADESÃO
- MULUNGU
- NOVA RUSSAS
- OCARA
- PACOTI
- PALMÁCIA
- PARACURU
- PINDORETAMA
- QUIXELÔ
- QUIXERÉ
- REDENÇÃO
- RUSSAS
- SABOEIRO
- SÃO BENEDITO
- SÃO JOÃO DO JAGUARIBE
- TABULEIRO DO NORTE
- TIANGUÁ
- UBAJARA
- VIÇOSA DO CEARÁ
SOBRE O AGRINHO
O AGRINHO é um programa social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural -Senar -CE, que objetiva levar informações aos alunos da zona rural de forma transversal dentro da grade curricular das escolas, visando a inclusão de jovens do 2º ao 9º ano do ensino fundamental no campo. Os alunos das escolas municipais passam parte do ano aprendendo através de cartilhas sobre o tema a ser abordado e no final do ano participam de um concurso de redação e desenho.
Confira os depoimentos do Presidente da FAEC, Flávio Saboya, do Superintendente do SENAR-CE, Sérgio Oliveira do Vice-Presidente Regional da FAEC, Ossian Dias e dos Coordenadores Municipais de Nova Russas, Deputado Irapuan Pinheiro, Quixelô, Chorozinho, Ubajara, Tianguá e Limoeiro Norte: