Representantes das escolas de 44 municípios do Ceará, nos dias 22 e 23 de setembro, apresentaram os trabalhos elaborados por alunos e professores que participam do Agrinho, programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/CE), braço educativo da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC). Na edição de 2021, discentes e docentes trabalham o tema Agrinho de mãos dadas com o Cooperativismo.
Ao todo, mais de 70 mil alunos do ensino fundamental, do 2° ao 9° ano, participam do Agrinho e cerca de 600 escolas estão envolvidas com a missão de formar futuros produtores rurais mais conscientes das características físicas do espaço em que vivem. Os estudantes concorrem nas categorias de Desenho para o 2º e 3º ano; Redação para o 4º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano; Experiência Pedagógica, desenvolvido pelos professores que atuam na zona rural e Município Agrinho.
“O que consolida é a forma lúdica e didática que o Programa Agrinho trabalha nas escolas com material didático específico para cada tema e etapa do ensino”, afirma a superintendente do Senar, Ana Kelly Claudio. “O Agrinho é um sucesso compartilhado, tanto pelas pessoas da equipe do Senar, quanto pelos professores que são apaixonados pelo Programa, além da participação dos municípios.
A pedagogia da pesquisa integra com um forte viés à metodologia do Programa Agrinho. Esse modelo fortalece uma rede de interlocução durante todo o período letivo com a reflexão dos estudantes sobre as questões sociais relevantes dentro da escola e até na comunidade.
Os trabalhos estão sob a avaliação de uma Comissão Julgadora Multidisciplinar que irá escolher 10 trabalhos, divididos em quatro categorias. A solenidade de premiação será, no dia 12 de novembro, em um formato híbrido devido à pandemia, restrito à participação de alguns alunos e professores premiados, em Fortaleza. O evento será transmitido pelas redes sociais do Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL.
“Antes da pandemia, a solenidade reunia cerca de 500 pessoas com a presença de comitivas de cada município, mas por conta dos protocolos de segurança o público participante será reduzido, porém transmitido para todo o País” destaca a superintendente do Senar.