No próximo dia 20 de abril, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Regional do Ceará – SENAR, comemora 25 anos de criação, como braço educativo vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará FAEC e administrado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil- CNA. O SENAR-CE, teve como primeiro presidente do Conselho Administrativo, o engenheiro José Ramos Torres de Melo Filho, que na época também era o Presidente da FAEC e como primeiro Superintendente, Antônio Bernardino de Carvalho (Comandante Carvalho). Hoje tem como Superintendente Regional, o engenheiro agrônomo Sergio Oliveira da Silva e como Presidente do Conselho Administrativo, Flávio Viriato de Saboya.
Na programação haverá uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado, no próximo dia 23 às 14 horas, requerida pelo deputado estadual Carlos Matos ( PSDB), com homenagens a personalidades e a instituições que contribuíram para o desenvolvimento da instituição, seguindo-se no dia 24, uma reunião especial do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense – Agropacto, na sede do Sistema FAEC/ SENAR- CE, quando será feita uma retrospectiva das ações durante estas duas décadas e meia de realizações pelo ex-presidente da FAEC, José Ramos Torres de Melo Filho, que ajudou na implementação do SENAR-AR/CE
Criado para desenvolver ações de formação profissional rural e atividades de promoção social, voltadas as pessoas do meio rural, o SENAR-CE iniciou suas atividades com 15 ações, e hoje realiza mais de mil ações anuais, com um crescimento de mais 8.360% .Ao longo desses 25 anos de existência contabiliza 403.437 produtores atendidos, a quem foram realizados gratuitamente 21.215 cursos de capacitação, com 877.326 horas / aulas ministradas.No Brasil, 75 milhões de brasileiros já foram atendidos. Só em 2016 foram 3,4 milhões.
No Ceará o SENAR avançou muito nestes 25 anos, contribuindo para a profissionalização do homem do campo, inclusive com a introdução do ensino técnico, através da oferta do Curso Técnico em Agronegócio, da assistência técnica e gerencial -ATEG, que atende a 455 propriedades, bem como, através da melhoria da qualidade de vida dos produtores e de suas famílias, com a oferta do Programa Saúde do Homem e da Mulher, que garante o exame de prevenção do câncer do colo do útero e da próstata, palestras sobre saúde, disse o Superintendente Sergio Oliveira da Silva.
Os cursos de Promoção Social tiveram início a partir de 1996 e hoje representam 30% do total e já mudaram pra melhor a vida de muitas pessoas, que através dos cursos de doces caseiros, utilização dos derivados do leite, do caju , da palma forrageira e da mandioca na alimentação humana ministrados pelo SENAR, hoje se transformaram em empreendedores. Possui 103 instrutores e oito supervisores de campo.
Além dos cursos de Formação Profissional Rural- FPR e de atividades de Promoção Social – PS com uma oferta de 98 tipos de ações, o SENAR-CE oferece sozinho, ou em parceria com os Sindicatos de Produtores Rurais e com o SEBRAE-CE, 11 (onze) programas especiais, dentre os quais destacam-se: Empreendedor Rural, Sertão Empreendedor, Negócio Certo Rural- NCR , Sindicato Forte, Competitividade e Sustentabilidade da Atividade Leiteira.
Em 2003, deu Início ao Programa Agrinho em 9 municípios, que hoje atende a 48 municípios e já beneficiou em 15 anos, 2 milhões e 500 mil alunos do 2º ao 9º ano das escolas públicas da zona rural, levando educação não formal em temas voltados para o interesse do campo, como Saúde, Meio Ambiente, Viver Bem no Semiárido e Cidadania.
Merece destaque especial a introdução em 2015, do Programa Assistência Técnica e Gerencial, com um modelo inovador baseado em cinco pilares. A produção assistida da entidade auxilia, principalmente, os produtores rurais das classes C, D e E, que não têm acesso à assistência técnica e às novas tecnologias. Nesse sentido, a Administração Regional do Ceará está trabalhando desde 2015 em parceria com o Programa Sertão Empreendedor/SEBRAE no atendimento a 455 propriedades, com 82 ações de FPR e 2 ações de PS.
Outra ação importante foi a implantação em 2015, do Ensino Técnico , através de quatro Polos Presenciais da Rede e-Tec em Fortaleza, Cascavel, Quixadá e Quixeramobim, os dois últimos criados em 2017, com a oferta do curso Técnico em Agronegócio, que formou a primeira turma no último dia 23 de março deste ano e conta com mais de 280 participantes cursando.
Nos anos de 2016 e 2017 foi celebrada uma parceria com a Associação dos Produtores de Leite do Estado do Ceará –APROLECE, através do Projeto ” Viva O Leite”, convênio realizado entre o SENAR/SEBRAE/FAEC/APROLECE e que ofereceu.assessoria técnica e gerencial- ATeG, aos associados da APROLECE , bem como noções de mercado e iniciação ao associativismo.
Nesse período foram realizados cursos para cinco turmas, com 152 participantes e uma carga horária de 76 horas. Além disso, realizou quatro dias de campo, quatro palestras técnicas e duas missões, uma a varias fazendas no Estados de Alagoas, onde a produção de leite aumentou com o uso intensivo da palma forrageira. Os dias de campo foram realizadas em Cascavel sobre Manejo da Cultura do Sorgo, em Palmácia sobre O Impacto da Nutrição no Custo de Produção.
Em 2018 pretendemos ampliar nossa atuação na área da capacitação, levando cursos gratuitos aos produtores assistidos pelos municípios, através de uma parceria com as Prefeituras Municipais. Novos tempos virão para o Senar do Ceará : a Faculdade CNA, que congrega todas as Federações de Agricultura e Pecuária do Brasil, esta será uma das nossas metas futuras, disse o Superintendente Sérgio Oliveira, destacando o apoio que tem recebido do Presidente do Conselho Administrativo do SENAR , Flávio Saboya, presidente da FAEC, e dos presidentes de Sindicatos Rurais .
A produção nos campos brasileiros avançou com a ciência e a tecnologia, colocando o Brasil entre os maiores produtores de alimentos do mundo. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, contribui para essa mudança com ações de Formação Profissional Rural, Atividades de Promoção Social, Ensino Técnico de Nível Médio, presencial e à distância, e com um modelo inovador de Assistência Técnica e Gerencial, finaliza o Superintendente do SENAR-CE.
FLÁVIO SABOYA E A VISÃO DE FUTURO: SUSTENTABILIDADE DOS SINDICATOS E A SUCESSÃO NO CAMPO
O Presidente do Conselho Administrativo do SENAR e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC , Flavio Saboya destacou o importante papel desempenhado pelo SENAR desde 1994 com uma larga folha de serviços prestados ao campo nestes 25 anos de atuação , levando os mais variados tipos de cursos , desde operador de trator a apicultor , em mais de 90 profissões no campo. Temos a convicção de que a capacitação, a educação, é o caminho certo para o crescimento do nosso país, e o SENAR faz este papel no campo, afirma Saboya .
Nestes 25 anos são mais de 400 mil produtores treinados pelos nossos instrutores, e essa capacitação é que está tornando a atividade do campo produtiva. Hoje, a Agropecuária está sustentando PIB brasileiro e no Ceará, segundo dados do IPECE, foi a atividade que teve o maior crescimento ano passado e nos primeiros meses de 2018. Na minha visão, o produtor ainda precisa aprender a guardar alimento para o rebanho para enfrentar com menor dificuldade as adversidades do semiárido, disse.
Outra preocupação do Sistema FAEC/ SENAR- CE é com a sucessão no campo.Dentro de uma visão de futuro, estamos iniciando um programa chamado “DOUTORES DO SERTÃO” , que foi idealizado pelo presidente do Sindicato Rural de Moraújo, Elder Aguiar, com o apoio do Instituto Federal de Educação de Sobral – IFCE, que visa incentivar os filhos dos produtores retornarem às fazendas de seus pais, levando o que aprenderam inclusive a outros produtores e assim estaremos promovendo a sucessão no Campo. A ideia deverá ser desumana para outros Sindicatos, informa.
Temos também, através do SENAR o Programa Agrinho, que trabalha com a educação de crianças e adolescentes, do 2º ao 9º ano , das escolas públicas da zona rural, levando-os à refletirem sobre temas que impactam diretamente a vida no campo, como Cidadania, Saúde, Viver Bem no Semiárido. O Agrinho existe há 15 anos e já beneficiou mais de 2 milhões e 500 mil alunos, alguns deles já são hoje adultos e se tornaram empreendedores.Tivemos a honra de ser superintende do SENAR no período de 1999 a 2010 , quando tivemos a oportunidade de implantar o Agrinho ao lado do então presidente da FAEC, José Ramos Torres de Melo, o grande baluarte de nosso Sistema, frisou o presidente da FAEC.
A Federação está cada vez mais empenhada em oferecer apoio e sustentabilidade aos Sindicatos Rurais e aos seus associados, por isso tem alguns projetos especiais, como o Sindicato Forte, que trabalha a estruturação e modernização das sedes e o Inclusão Digital , que capacita para incluir o produtor no mundo da informação, na internet. O Inclusão Digital já formou 548 participantes em 77 turmas, disse o Presidente da FAEC .
Estão previstos para o primeiro semestre deste ano, dois importates seminários, um Seminário de Sustentabilidade Sindical, para todos os presidentes de Sindicatos objetivando prepará-los ainda mais a oferecerem serviços aos produtores associados, e outro sobre a revitalização da cajucultura no estado. O Departamento Sindical da FAEC conta com uma assessoria especializada no acompanhamento das necessidades dos produtores em todas as áreas, tanto jurídica, como advocatícia, contábil, orientando quanto às atualizações cadastrais junto aos órgãos como Receita Federal, Bancos, preenchimento do ITR, Imposto de Renda , etc. A negociação das dívidas rurais também é feita com o acompanhamento de nossa equipe , disse Flávio Saboya.
OS NÚMEROS DO SENAR-CE EM 25 ANOS
403.437 produtores atendidos
21.215 cursos de capacitação,
877.326 horas / aulas ministradas
HOMENAGEADOS ESPECIAIS
1- José Ramos Torres de Melo Filho – ex- presidente da FAEC e do Conselho Administrativo do SENAR-Ce
2- Antonio Bernardino de Carvalho, 1o Superintendente do SENAR
3- Gerardo Angelim de Albuquerque- Chefe de Gabinete FAEC
4- Alci Porto Gurgel- Diretor Técnico do Sebrae -CE
5 Paulo Remigio Neto- primeiro funcionário do SENAR
6 – Francisco Edilson Soares- Presidente do Sindicato de Tamboril
SERVIÇO
Dia 23, às 14 hs – Sessão especial comemorativa na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
Dia 24- 8 hs – Sessão Especial Retrospectiva 25 anos, no AGROPACTO, sede do Sistema FAEC/ SENAR
CONHECENDO O SENAR
O SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural é uma entidade privada, e administrada pela Confederação Nacional da Agricultura – CNA, com sede em Brasília.
O SENAR Administração Regional do Ceará foi instalado no dia 20 de abril de 1993 e está vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC.
É um órgão de ação descentralizada, com ações de Formação Profissional Rural – FPR e de Promoção Social – PS, atuando diretamente ou em parceria com diversas instituições públicas e privadas.
Missão
Desenvolver ações de Formação Profissional Rural e atividades de Promoção Social, voltadas para o homem do campo contribuindo com sua profissionalização, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e pleno exercício da cidadania.
A preocupação permanente do SENAR é, portanto, a melhoria da qualidade de vida no meio rural e neste contexto, desenvolve ações que incentivam a preservação do ambiente e dos meios de produção existentes em cada localidade.
Metodologia
A Metodologia de ensino do SENAR baseia-se em três princípios básicos:
O Ensinar a Fazer Fazendo
O Aprender a Fazer Fazendo
A Construção de um novo Conhecimento
Os dois primeiros exprimem o caráter prático das ações e atividades, onde o evento transforma-se numa sequência de demonstrações planejadas.
O último exprime a essência do MÉTODO PARTICIPATIVO, onde o ensino é centrado na participação ativa de quem aprende. A aprendizagem realiza-se mediante a ação do educando.
MAIORES INFORMAÇŌES
Assessoria de Imprensa Sistema FAEC/ SENAR-CE
85-35358038/9-91085616
jornalista responsável: Silvana Frota – MTB-432
9-99819640
Contato Superintendente SENAR : 9-9 126-5165
Contato Pres.FAEC: 9-92130613