O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENARCE, iniciou nesta terça-feira (18), o curso de capacitação do CAR – Cadastro Ambiental Rural, que irá formar cadastradores no Interior. O curso possui duração de 4 dias com carga horária de 32 h/a, seguindo de 18 à 21 de agosto, na sede do Sistema FAEC/SENAR na Av. Eduardo Girão, 317, Bairro Jardim América.
O CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações que constituem em base de dados, estratégias para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento de florestas e demais formas de vegetação. Como benefício, o produtor inscrito no programa, tem a possibilidade de regularização das APP e/ou Reserva Legal, obtenção de crédito agrícola, contratação de seguro agrícola, linhas de financiamento, isenção de impostos para os principais insumos e equipamentos.
Depois do sucesso com seu estande montado durante o Pecnordeste 2015, o CAR será tema da 22ª Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria – Frutal 2015, representada pelo engº agrônomo e técnico em formação do Senar-Ce, Sérgio Oliveira da Silva que irá lecionar palestra durante o evento.
O treinamento do CAR é um programa de capacitação do Senar Nacional, dividido em duas fases, a 1ª já realizada nos dias 27 e 28 de julho em Brasília, que teve como objetivo a formação de multiplicadores, como Carlos Brasil e Mariana Meneses, formados durante a primeira fase do curso. Carlos está responsável por lecionar curso da primeira turma em Fortaleza. Os municípios que participam desta etapa são: Baturité, Morrinhos, Amontada, Trairi, Marco, Canindé, Cascavel, Beberibe, Horizonte, Barreira, Caucaia, Maranguape, Aracati e Itapipoca. Já a segunda fase, consiste na capacitação dos sindicatos de produtores rurais.
A segunda turma acontecerá de 25 à 28 de agosto sob instrução de Mariana Meneses e Carlos Brasil, nos sindicatos de Tabuleiro do Norte, Morada Nova, Russas, Jaguaretama, Jaguaribe, Solonópole e Limoeiro do Norte.