Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Ceará

SENAR-CE INICIA CAPACITAÇÃO DE TÉCNICOS PARA EXECUÇÃO DO PROGRAMA ATEG

DSC_0441[1]O Sistema FAEC/SENAR-CE iniciou no dia 30 de maio, a capacitação de 35 técnicos e presidente de Sindicatos Rurais que assinaram o termo de adesão para a execução do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATEG. O evento que iniciou dia 30/05, segue até o próximo dia 10 de junho, no Hotel Amuarama, no Bairro de Fátima, em Fortaleza.

O programa ATEG, está sendo implantado em 38 propriedades rurais e deverá beneficiar cerca de 750 produtores. A metodologia será aplicada no Programa Sertão Empreendedor, e agora, passa a ser coordenado pelo SENAR-CE em parceria com o SEBRAE-CE. A abertura do evento contou com a participação do Superintendente do SENAR-CE, Paulo Helder de Alencar Braga, o Coordenador Técnico, Eduardo Queiroz, o Gestor do Programa ATEG, Sérgio Oliveira, o Coordenador de Supervisão, Jorge Prado, além dos instrutores do Programa ATEG pelo SENAR Administração Central, Erno Menzel, Antônio Carlos de Sousa e Alexandre Gessi.

O Superintendente do SENAR-CE, Paulo Helder Braga, explica que neste momento, o SENAR-CE assume a coordenação e a execução do Programa ATEG no Ceará e vai aplicar a metodologia do SENAR Nacional na assistência técnica e gerencial, capacitando cerca de 40 técnicos que irão atuar no Sertão Empreendedor, “para que nós possamos dar uma melhor assistência técnica ao homem do campo”. Disse ele.

No período da tarde, o Presidente da FAEC, Flávio Saboya, esteve presente ao evento e falou da importância do Programa para o Estado Ceará. Segundo ele, “não havia concretamente, por parte das equipes técnicas, não por parte dos coordenadores, mas por parte dos técnicos de campo. Uma integração entre a pessoa que representava o SENAR e a pessoa que representava os Sindicatos”. A partir daí, surgiu a necessidade de executar o Programa de uma forma diferente. “Isso foi acordado, e por isso estamos aqui hoje, para que tenhamos essa aproximação, com troca de vistas de uma maneira bem compatível com esse nosso ambiente de integração”. Afirmou ele.

O representante do SEBRAE-CE, Germano Brum, informou que o SEBRAE já acompanha esse processo a cerca de um ano, e disse que todo projeto é passível de cometer alguns equívocos. O Órgão entendeu isso, e viu-se interessante que, é raro, quando duas entidades principais no processo, assumem e tentam consertar o erro. E “isso é muito importante, por parte do Presidente da Federação da Agricultura, Dr. Flávio, que coordenou isso com a nossa diretoria, discutiu isso o Paulo Jorge, que é um dos Gestores do Programa, desde o início. Nós entendemos que poderíamos mudar para melhor, trabalhando com a nova metodologia do SENAR de Assistência Técnica e Gerencial, oferecendo um bom ganho ao Projeto”. Afirmou Germano.

Segundo o Coordenador de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR Nacional, Alexandre Gessi, o evento é o ponto inicial do sucesso do Programa ATEG no Ceará. “por que quando você reúne uma Instituição como o SENAR em parceria com o SEBRAE, trazendo o Sindicato Rural, e também, os técnicos para serem qualificados na metodologia, só quem ganha é o produtor. E ele com certeza vai passar a ter um atendimento técnico e gerencial, mais eficiente, levando a ser um sucesso total”.

Para o Presidente do Sindicato Rural de Granja, Mário David, essa nova metodologia do Projeto, tem tudo para ser um sucesso. Porque haverá um acompanhamento melhor, com a uma participação melhor do produtor. “Acredito que, com essa junção, isso vai alavancar a nossa produção, que esteja deficiente na Assistência Técnica”.

Até a finalização do curso de capacitação, cada técnico irá receber um tablet, para facilitar o trabalho no campo e o envio de relatórios sobre o Programa.