Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Ceará

SENAR E SEBRAE LEVAM HOJE SEMANA TECNOLÓGICA ATÉ QUIXADÁ

O evento abrangerá 5 municípios e cidades circunvizinhas

 

1939426_714408345313651_74342640908206248_n
Cascavél

Com a presença de cerca 150 produtores dos municípios de Cascavel e cidades circunvizinhas , o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar-Ce, em parceria com o SEBRAE-Ce, iniciou nesta    segunda-feira, 13, a I Semana Tecnológica, que tem como objetivo levar informação sobre novas tecnologias para os produtores rurais, incluindo o novo programa lançado pelo Ministério do Meio Ambiente, o CAR – Cadastro Ambiental Rural. A abertura do evento, contou  com a presença do Superintendente do Senar-AR/Ce, Paulo Helder Braga, que destacou a importância desse seminário, que vai reunir todos os produtores rurais sindicalizados que também precisam conhecer melhor o Cadastro Ambiental Rural – CAR. Segundo ele, cada sindicato vai indicar um representante para ser capacitado, e a partir daí, começa a inscrição dos produtores no Cadastro, uma obrigação cujo prazo termina no dia 5 de maio do próximo ano, daí a preocupação em repassar essas informações o mais rápido possível, conclui Paulo Helder. Hoje, dia 15, o evento está sendo realizado na cidade de Quixadá.

A SEMANA tecnológica será realizada em cinco municípios cearenses: Cascavel, Limoeiro do Norte, Quixadá, Iguatu e Crateús, porém, terá um alcance em todas as regiões circunvizinhas, atingindo assim, todos os sindicatos rurais das imediações. Ontem, dia 15, foi a vez da caravana chegar ao município de Quixadá. Nos seminários serão abordados os temas Cajucultura (Substituição de Copa), Mandiocultura, o Meio Ambiente e a produção rural – Cadastro Ambiental Rural, Produção de Palma Forrageira, Qualidade do Leite e Produção de Ovinos. As palestras serão ministradas por técnicos do próprio Senar, do SEBRAE, e profissionais especializados no ramo, informou o coordenador técnico do Senar-Ce, Eduardo Queiroz de Miranda, responsável pela coordenação dos eventos.

Programação

A programação da Semana Tecnológica teve início em Cascavel a partir das 08 hrs, e seu encerramento às 17 hrs.  Ocorreram  palestras sobre tratos culturais para a cajucultura, com Rodrigo Pinheiro Diógenes, engenheiro agrônomo e especialista em cajucultura, meio ambiente e a produção rural – CAR, com Sérgio Oliveira da Silva, engenheiro agrônomo e técnico do Senar-Ce, e mandiocultura como alternativa para o semiárido, com Juracy Luiz Streder, técnico agrícola, Administrador e Procurador da empresa Rudolf Sizing Nordeste, especialista em mandiocultura.

10355388_714416321979520_2729262868853051734_n
Limoeiro do Norte

No dia 14, o município de Limoeiro do Norte receberá o evento no NIT, que é o Núcleo de Informação Tecnológica. Neste dia haverá debates sobre a qualidade do leite como alternativa para o semiárido, com a médica veterinário e coordenadora do Programa Leite Legal, do Senar-Ce, Carolina Barroso Machado, o Cadastro Ambiental Rural – CAR, programa desenvolvido para registrar as propriedades rurais e prevenir o desmatamento ambiental, que é coordenado aqui no Ceará, Por Sérgio Oliveira da Silva, engenheiro agrônomo, Mestre em Fitotecnia, e técnico em Formação Profissional Rural do Senar-Ce, além de palestra sobre a utilização da palma forrageira, com Jorge Prado Gondim, engenheiro agrônomo, Chefe do Departamento Técnico da FAEC e Coordenador de Supervisão do Senar-Ce.

1469769_714428551978297_3515342750311936041_n
Quixadá

No dia 15, o evento chegou ao município de Quixadá,na Câmara dos Dirigentes Logistas, onde irá palestrar sobre a qualidade do leite como uma alternativa para o Semiárido, com Carolina Machado, apresentará também o Cadastro Ambiental Rural, com Sérgio Oliveira da Silva, programa que possui grande importância para o meio ambiente, além de tratar sobre o plantio, manejo e utilização da palma forrageira, com Jorge Prado.

No penúltimo dia, 16, o Seminário chega à Iguatu, no Campus do IFCE, onde tratará dos assuntos que foram discorridos durante toda a semana, qualidade do leite no semiárido, com Carolina Machado, o CAR e o meio ambiente, com Sérgio Oliveira Silva, e a utilização da palma forrageira, com Jorge Prado.

No último dia a Semana Tecnológica chega ao município de Crateús, e no Campus do IFCE, serão tratados os mesmos temas dos municípios anteriores, porém, com um diferencial: haverá um seminário a respeito da produção de ovinos no semiárido, ministrado por Carlos Soares de Almeida, engenheiro agrônomo, produtor rural, e Secretário de Agricultura de Crateús, além de debates, antes do encerramento do evento, às 17 hrs.

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sistema FAEC/Senar-Ce – 3535-8000 / 9981-9640

Superintendente do SENAR Ceará – Paulo Helder Braga –  (85) 9199-1155

Eduardo Queiroz – coordenador técnico do Senar-Ce – (85) 9108-1545