Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Ceará

SENAR GANHA PRIMEIRO CENTRO DE EXCELÊNCIA EM FRUTICULTURA E CEARÁ TERÁ UM CENTRO EM OVINOCAPRINOCULTURA

logo senar 25 anosA cidade de Juazeiro da Bahia ganha hoje, 23, com inauguração prevista para às  17 hs, o primeiro Centro de Excelência em Fruticultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural( SENAR) , que terá 10 Centros de educação profissional e tecnológica espalhados  por diversas  regiões do país, voltados à gestão e das cadeias produtivas de bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, cafeicultura, ovinocaprinocultura, floresta, cana-de-açúcar e grãos.O Estado do Ceará deverá  implantar um Centro de Excelência em Ovinocaprinocultura.

O evento conta com a presença do Presidente da CNA e da Federação da Agricultura da Bahia, João Martins da Silva Júnior, do Diretor Executivo do SENAR, Daniel Carrara. O presidente da FAEC, Flávio Saboya  também prestigia a cerimônia e informa que o Centro do Estado do Ceará deverá ter início no próximo ano, em local que ainda está sendo estudado.

Conforme disse o Presidente da CNA, será uma rede integrada de ensino, capaz de disseminar o conhecimento nacionalmente. Com infraestrutura moderna e proposta arquitetônica, os Centros de Excelência do SENAR atenderão o elevado nível de sofisticação da agropecuária brasileira que exige profissionais inovadores, criativos e competentes, capazes de transferir e aplicar no campo todo o conhecimento adquirido em aulas teóricas e práticas. Com os 10 Centros em funcionamento, formaremos oito mil técnicos de nível médio, por ano, nas modalidades presencial e a distância, além de qualificar 20 produtores, trabalhadores rurais, em cursos de formação inicial e continuada.

 

SOBRE O CENTRO EM FRUTICULTURA

O  Centro de Excelência em fruticultura está localizado na Região do Vale do São Francisco, hoje  referência na produção nacional de frutas, com um grande número de produtores rurais atuando no mercado internacional ,com a exportação de produtos in natura.Vamos produzir conhecimento , incentivar a pesquisa e a inovação , proporcionando  aos alunos o acesso às boas práticas de gestão , produção, comercialização e inovações tecnológicas, ampliando competências e oportunidades, disse o Presidente da CNA do Conselho de Administração do SENAR.