O Serviço Nacional de aprendizagem Rural – Senar-AR/CE vai contar com uma nova ferramenta de gestão, trata-se do Programa “Senar nas Nuvens”, um programa cujo foco é o acompanhamento dos Programas em formação profissional (FPE) e de promoção social (PS) do Senar nacional. Ricardo Barbato, coordenador de tecnologia do Senar nacional, esteve em Fortaleza, nos dias 17 e 18 de março, para fazer a apresentação do programa e, segundo ele, a próxima etapa será o treinamento do pessoal que vai alimentar o sistema.
Conforme explicou, o foco do programa é a gestão em todas as regionais, e com isso o Senar central vai ter uma visão global do sistema em todo o Brasil. “É uma ferramenta de gestão de eventos que se desenvolve via internet, aonde cada regional irá se estruturar e enviar online as informações dos cursos ofertados pelo Sistema, para que o órgão tenha os indicadores nacionais de desempenho e de acompanhamento da gestão. A implantação teve inicio em 2012 e hoje está presente em quatro estados: Mato Grosso, Alagoas, Paraíba e Distrito Federal”, disse.
Segundo o superintendente do Senar no Ceará, Paulo Hélder de Alencar Braga, o Programa Senar nas Nuvens, é importante porque vai oferecer um controle informatizado das ações do Senar, desde a solicitação dos cursos até a liberação dos certificados, agilizando a prestação de serviços aos clientes e produtores rurais, facilitando também a demanda dos cursos.