“Não haverá um futuro no Ceará e em nenhum lugar do Mundo sem educação, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR faz isso muito bem no campo, já levou informação a mais de 403 mil produtores nestes 25 anos “, foi o que disse o deputado estadual Carlos Matos( PSDB), autor da realização de uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, ontem, 23, às 14 horas. Segundo ele, a educação reduz a violência e impacta diretamente na produção, o PIB do Agronegócio Cearense teve um crescimento de 1,78%, em 2017.
A sessão comemorativa dos 25 anos do SENAR/CE contou com a presença dos primeiros Dirigentes da Instituiçāo , Antônio Bernardino de Carvalho (Comandante Carvalho), que veio especialmente do Rio de Janeiro , Flávio Viriato de Saboya, Anizio de Carvalho Junior e Sérgio Oliveira (o atual), bem como, do primeiro presidente do Conselho Administrativo e ex-presidente da FAEC, José Ramos Torres de Melo Filho, que foi um dos homenageados e falou em nome dos demais .
Foram HOMENAGEADOS ainda com Certificados de Reconhecimento por serviços prestados ao SENAR- CE, Gerardo Angelim de Albuquerque-,ex- Chefe de Gabinete da FAEC e Diretor da COCEPAT, Alci Porto Gurgel- Diretor Técnico do Sebrae -CE, que foi representado por Reginaldo Braga Lobo, Paulo Remigio Neto, primeiro funcionário do SENAR e Francisco Edilson Soares, Presidente do Sindicato de Tamboril , onde foi realizado o primeiro curso do SENAR, que foi representado por sua filha Jussara Dias.
Presentes ainda, os vice-presidentes regionais e presidentes de Sindicatos Rurais , o Diretor da EMBRAPA Agroindústria Tropical , Lucas Leite, o Prefeito de Cedro, Nilson Diniz, vereador de Fortaleza, Luís Gadelha, Diretora de Agronegócio do BNB, Geânia Gomes, servidores do Sistema FAEC/ SENAR- CE. Logo no inicio foi exibido um vídeo institucional , mostrando as ações do SENAR no Estado e foi distribuído um folder com a Linha do Tempo.
O Deputado Carlos Matos fez questāo de destacar o trabalho do presidente da FAEC, Flavio Saboya e dos presidentes dos Sindicatos Rurais, na luta pela renegociaçāo das dividas dos produtores rurais. Conforme disse o Parlamentar que já foi secretário estadual de Agricultura, presidente da Comissão de Agropecúaria e da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras de Transposição do Rio do São Francisco, ” os produtores rurais tem direito ao Seguro -Seca que vem sendo reivindicado hà varios anos pelo presidente Flávio Saboya. O Cearà tem mais de 300 mil agricultores familiares recebendo o Seguro-safra , essa mesma lógica pode ser aplicada para o Seguro-Seca, disse Carlos Matos.
Carlos Matos, lembrou o importante papel desempenhado pelo SENAR desde 1994, com uma larga folha de serviços prestados ao campo nestes 25 anos de atuação , levando os mais variados tipos de cursos, que chegou a 403 mil produtores, em mais de 90 profissões no campo.Participamos recentemente da formatura de 42 Técnicos em Agronegócio aqui no Estado, outra importante atuação do SENAR, assim como do AGRINHO, um programa que leva informação às crianças do 2º ao 9º ano das escolas da zona rural .
O Presidente da FAEC e do Conselho de Administração do SENAR/CE, Flávio Saboya disse ser muito importante ter o reconhecimento da Assembleia Legislativa do trabalho do SENAR, e da sessão requerida pelo deputado Carlos Matos. Destacou também, um requerimento especial do Deputado Estadual Manoel Duca da Silveira , 2º vice-presidente da Assembleia membro da Comissão Especial da Seca Assembleia e presidente da Subcomissão da Cajucultura, destacando o trabalho do Sistema FAEC/SENAR/CE, na educação do homem do campo e em diversas outras demandas do setor produtivo da agropecuária.
TORRRES DE MELO SUGERE QUE SENAR AMPLIE ASSISTÊNCIA TÉCNICA
Em sua fala como representantes dos HOMENAGEADOS, Torres de Melo lembrou que o SENAR foi concebido na Constituiçāo de 1998, mas que só veio a ser implantado em 1992, a nível nacional e, em 1993, nos 26 Estados da Federação e Distrito Federal. Através de um grande esforço conseguimos viabilizar as primeiras parcerias com as Escolas Agrotécnicas Federais de Crato e Iguatu e com os Colégios Agrícolas de Pacatuba, Mombaça e Lavras da Mangabeira, com vistas a formação dos primeiros instrutores e dois meses depois fundamos a COCEPAT – Coperativa de Trabalho e Assistência Técnica, que ate hoje é parceira do SENAR, lembrou Torres de Melo.
Logo vieram novas parcerias com os Sindicatos Rurais, SEBRAE, Governo Estadual (CODEFAT), Governo do Estado (FECOP), Federação dos Pescadores do Estado do Ceará, Associações Comunitária, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretarias Municipais, MTB/TEM, SUDENE e empresas privadas para realização de uma programação mensal de cursos/treinamentos.
Já no seu primeiro ano de atuação estimou-se oferecer poucos treinamentos mas as metas foram ultrapassadas e foram realizados 431 eventos, com 7.154 aluno. O balanço é significativo, até 2018 o SENAR atendeu a 403.437 produtores , realizando 21.225 cursos, com uma carga horária de 877.326 horas-aulas
No final o ex- presidente da FAEC e do Conselho de Administração do SENAR /CE, propôs que o SENAR ampliasse seu programa de Assistência Técnica e Gerencial- ATeG no Ceará , que está baseada dentro dos princípios eficiência na gestão da propriedade e sugeriu que o BNB, trabalhe em parceira com o SENAR, como faz há vários anos o SEBRAE.