No Ceará, a criação de galinha caipira passou de fundo de quintal a ser um negócio lucrativo, contando com muitas comunidades produzindo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR/ CE, através de seus instrutores, oferecendo vários cursos de capacitação , sendo um dos cursos mais demandados atualmente pelos produtores e também para financiamentos junto aos agentes financeiros.
Um exemplo disso, é que há três anos atrás , o SENAR, através dos Sindicatos Rurais de Limoeiro do Norte e Russas , iniciaram um trabalho de oferta de curso de avicultura , atuando diretamente em comunidades rurais de Limoeiro do Norte e Russas , o que resultou na criação de uma Feira de Produtos e Serviços em Avicultura- INOVO- ,- Encontro de Produtores , Comerciantes, e Consumidores, dos Produtos da Avicultura Caipira do Vale do Jaguaribe. No primeiro INOVO, foram capacitado pelo SENAR mais de 200 pequenos produtores naquela Região .
Segundo o Presidente do SINRURAL de Limoeiro do Note, Luís Mendes de Sousa, depois dessa capacitação oferecida pelo SENAR, a vida de muitos produtores mudou para melhor, pois eles agregaram mais conhecimento, inclusive na parte de embalagem de ovos e na comercialização da produção. O evento que foi realizado a primeira vez com o apoio do SENAR e do Sinrural de Limoeiro , com recursos do PRONATEC SENAR , foi crescendo aos poucos e hoje é um dos maiores da Região.
Este ano, com o crescimento da atividade na Região, será realizado o IV INOVO- no dia 7 de junho, na Comunidade de Cabeça da Vaca , em Limoeiro do Norte, com a participação de produtores de diversos municípios da Região do Vale do Jaguaribe . ” Aqui em Limoeiro do Nortes são 20 produtores aproximadamente já atuando na criação de galinha caipira, disse o presidente do Sinrural, Luis Mendes. Somente o Sitio Nova Esperança tem hoje 500 aves de postura em produção e 200 ovos para iniciar a postura, e ainda 200 aves de corte. Na região de Bixopá , também em Limoeiro do Norte, temos um aviário da produtora ” Santa”, onde mais outro produtores formam um grupo informal nesta atividade de avicultura, com cerca de 1.500 aves de postura e 400 aves de corte ., disse Luis Mendes. Conforme informa, a produção atual entre os municípios de Limoeiro e Russas é de aproximadamente 4 mil ovos /dia.
De acordo com as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, para ser caipira a galinha e o frango têm de ser criados soltos, sem utilização de hormônios de crescimento rápido ou aumento de produção. Com isso, a carne é mais saborosa e firme, já que apresenta mais colágeno.